21 agosto 2013

Seis dicas para acelerar seu metabolismo - Por Silvia Scatolin Seibel

No texto de hoje, nossa querida nutricionista Silvia nos apresenta alimentos que tem ação termogênica. 

Substâncias termogênicas estão contidas em certos alimentos e têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura.
Alguns alimentos e hábitos têm o poder de deixar seu corpo a topo vapor. Quer ver?

Pimenta vermelha – Possui uma substância chamada Capsaicina, que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Deve ser ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes.

Chá verde (Camellia sinensis) - Rico em substâncias antioxidantes chamadas polifenois. Essa bebida faz o organismo buscar energia nas reservas de gordura. Ajuda na desintoxicação, combate a retenção de líquidos e o envelhecimento.  A dose indicada é acima de 5 xícaras ao dia. Preparo : 1 litro de água com 2 colheres de sopa da erva seca. Consumir entre as refeições para não interferir na absorção de outros nutrientes. Quem tem insônia não deve ingerir o chá verde na parte da tarde ou noite. 

Canela - Aumenta o metabolismo basal. É uma substância importante para o emagrecimento. Pode ser consumida em pó ou em forma de chá, no caso da canela em pau. Uma ótima dica é polvilhar sobre as frutas. Quantidade indicada: Uma colher de sobremesa rasa ao dia.

Gengibre - Além do seu poder termogênico, é também muito conhecido pelo seu poder no combate à dores de garganta, rouquidão, tosse, gripes, enjôos e náuseas.
Pode ser consumido de diversas formas: cru, para temperar carnes, aves e peixes, em molho de tomate, sopas de legumes e chá. A quantidade indicada é de duas fatias pequenas.

Café - A cafeína é o ingrediente ativo do café, é um estimulante e termogênico natural. A cafeína mobiliza a gordura armazenada no nosso corpo e leva-a para o sangue para ser usada como fonte de energia.  Doses exageradas podem causar problemas do estômago, insônia e ansiedade. O ideal é consumir até três xícaras por dia.

Ômega 3 - Aumenta a queima de calorias. Elimina o excesso de líquidos e aumenta a energia do organismo. Funciona como anti-inflamatório e previne doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes (como salmão e sardinha). 
Também está presente na semente de linhaça (misturar duas colheres de sopa a vitaminas, salada de frutas, saladas etc).

Quando o assunto é perda de peso, não existem milagres. Para que esses alimentos mostrem resultado, é necessário aliá-los à dieta hipocalórica e a pratica de exercícios físicos. Vale lembrar, que os termogênicos possuem algumas restrições. Quem tem hipertireoidismo não deve ingeri-los, visto que o metabolismo já está muito elevado. Crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia. 
Que tal consultar um profissional nutricionista e saber mais sobre o assunto?

Nutricionista Silvia Scatolin Seibel
silvia@nutricenutricao.com.br

Então não perde tempo, corre pra Reação Sport Center e agende sua consulta com a nossa nutricionista e prepare-se que o verão está chegando!

0 comentários:

Popular posts